Nova Válvula Esférica é instalada na Usina Henry Borden

Fabricada na China, equipamento substitui unidade que estava em operação desde 1983

 

Neste mês, uma válvula esférica totalmente nova foi instalada na usina Henry Borden, seção subterrânea, na unidade geradora número 15.

 

A nova válvula, que possui aproximadamente 60 toneladas, teve a maior parte de seus componentes fabricados na China e montados no Brasil pela Voith Hydro, um projeto complexo que envolveu diversos processos de fabricação, inspeções, usinagens, montagens do conjunto e comissionamento.

 

A seção subterrânea da usina possui seis equipamentos com função similar a este, sendo que duas válvulas, já foram modernizadas e mais quatro passarão pelo mesmo processo nos próximos meses, com um investimento de R$40 milhões.

 

O grande desafio fica por conta da etapa de substituição dessas válvulas. É necessário interromper a operação das seis unidades geradoras da usina subterrânea, pois o túnel que alimenta essa usina precisa ser drenado. Para que isso ocorra, as comportas da tomada d’água devem ser fechadas, barrando a água do reservatório do Rio das Pedras. Tudo isso dentro de um período de 48 horas.

 

O Engenheiro Mecânico da EMAE, Raphael Rodrigues Ferreira, que acompanhou o projeto, explica que a nova válvula esférica, juntamente com a modernização das demais, irá restabelecer as condições operacionais e de segurança da usina.

 

“A modernização dessas válvulas tem a finalidade de substituir materiais e componentes com tecnologias mais atuais. Estas atividades foram desenvolvidas com alguns objetivos tecnológicos, como, por exemplo, alterar a operação do sistema de selagem (montante e jusante), evitar a utilização de graxas por conta dos materiais autolubrificantes utilizados e integrar a operação da válvula aos sistemas supervisórios implantados na Usina Henry Borden, possibilitando o automatismo e manobras de forma remota”, explica.

 

A válvula que foi substituída estava em funcionamento no gerador 15 há aproximadamente 40 anos e já está em processo de modernização na oficina da Voith Hydro e, logo, irá operar com as modernizações e melhorias implantadas.

 

Fevereiro de 2024.

 

     

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram