EMAE promove evento on-line sobre Meio Ambiente

Encontro que discute a importância da restauração ambiental no contexto das mudanças climáticas faz parte da 20ª Semana do Meio Ambiente da Empresa

 

Nesta quarta-feira (2), o gerente de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário da EMAE, Admilson Clayton Barbosa, e o professor da Universidade de Sorocaba, Danilo Ribeiro da Costa, participaram do evento on-line “a importância da restauração ambiental no contexto das mudanças climáticas”. O encontro faz parte da 20ª Semana do Meio Ambiente da EMAE, que acontece entre os dias 31 de maio e 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A recuperação das florestas em meio a um crescente acúmulo de gás carbônico na atmosfera, resultado do desenvolvimento das cidades e do setor industrial – que no passado teve sua matriz considerada suja para os padrões atuais –, elemento que contribui para o aumento do efeito estufa, foi o destaque da apresentação.

Vale lembrar que, atualmente, 12% das florestas mundiais estão em solo brasileiro, o equivalente a 479 milhões de hectares, e que grande parte das cidades brasileiras está localizada em meio à Mata Atlântica. “O Brasil tem papel decisivo nos impactos causados nesses ambientes e também na sua preservação”, avalia Admilson.

Por isso, os especialistas pontuaram a necessidade da criação de iniciativas imediatas de preservação das florestas existentes e de mecanismos para a restauração de áreas devastadas. “As florestas são essenciais para realizar o ‘sequestro de carbono’, processo de retirada de gás carbônico da atmosfera”, destaca Danilo.

Os atores dessa restauração ecológica e as formas para que ela seja viabilizada, bem como a importância do Brasil em acordos internacionais, como o Acordo de Paris, tratado feito por 195 países em 2015, que tem o objetivo de reduzir o aquecimento global, também foram pautas do debate.

A apresentação pode ser acompanhada na íntegra no Youtube da EMAE.

https://www.youtube.com/watch?v=TVFj3yfwz7c

03 de junho de 2021