Presidente da EMAE participa de palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso

Em debate sobre a despoluição do Rio Pinheiros, Ronaldo Camargo falou sobre o projeto da companhia para a revitalização do canal

Presidente da EMAE participa de palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso

Em debate sobre a despoluição do Rio Pinheiros, Ronaldo Camargo falou sobre o projeto da companhia para a revitalização do canal

O presidente da EMAE, Ronaldo Camargo, participou, no dia 30 de abril, de debate na Fundação Fernando Henrique Cardoso sobre a despoluição do Rio Pinheiros. No evento, que contou com a participação do ex-presidente da República, ele falou sobre o projeto da EMAE para a revitalização do canal e de todo o seu entorno.

Para o primeiro ano dos trabalhos, Ronaldo afirma que já há uma meta estipulada. “Definimos alguns objetivos para esse primeiro momento, como água sem cheiro e vida marinha. Para isso, temos de trabalhar alguns pontos, como o desassoreamento, desaterros e a questão dos pernilongos”.

O executivo destacou também a importância do papel da iniciativa privada para a revitalização da área do Pinheiros. “Temos de utilizar a iniciativa privada para dar sustentáculo para que esse projeto seja irreversível. O programa de educação ambiental deve ser permanente, mas ele sozinho não resolve o problema, já que só funciona a longo prazo”.

Para aceitar o desafio de assumir a presidência da EMAE e liderar as atividades de limpeza do rio, Ronaldo, que presidia a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em Brasília, conta que levou em consideração a estrutura organizacional do Governo do Estado de São Paulo. “Todas as empresas do Estado, EMAE, Cetesb, Sabesp e DAEE, estão juntas sob o ‘guarda-chuva’ da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, fato que torna as ações mais integradas”.

O evento contou com nomes como Roberval Tavares de Souza, presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Benedito Braga, presidente da Sabesp, Stela Goldenstein, consultora do Banco Mundial, Emma Harrington, gerente sênior do programa de voluntariado na Thames21, e Rodolfo Costa e Silva Jr, consultor de saneamento, além do próprio Fernando Henrique Cardoso, que fez o encerramento dos debates.

Clique aqui e assista à palestra do presidente da EMAE, Ronaldo S. Camargo.