Área : PRESIDÊNCIA SIGLA
Diretor-Presidente : Antonio Bolognesi
Assessor : Sérgio Frate
P

Departamento de Auditoria Interna
Gerente: Paulo Roberto Lessi

PA
Departamento de Comunicação e Gestão Empresarial
Gerente: Mario Luiz do Nascimento Oliveira
PC
Coordenadoria Executiva da Presidência
Chefe:
Paulo Roberto Fares
PE
Departamento de Recursos Humanos
Gerente:
Sergio Reinaldo Sertori
PH
Divisão de Administração de Recursos Humanos
Gerente:
Donato Locaspi
PHA
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
Gerente:
Anna Maria Loreto Fernandes Abelha   
PHD

Departamento Jurídico
Gerente:
Pedro Eduardo Fernandes Brito

PJ

 

- Organograma

Presidência

Sigla - P

Atribuições :
  • Superintender todos os negócios e a política geral da Sociedade.

  • Convocar e presidir os trabalhos da Diretoria.

  • Conceder licença aos membros da Diretoria e indicar-lhes substitutos, na forma do artigo 22 do Estatuto Social.

  • Criar e extinguir cargos ou funções, fixando-lhes a remuneração.

  • Responder pelas atividades relacionadas com  Jurídico, Comunicação, Auditoria, Organização Empresarial e Recursos Humanos.


Coordenadoria Executiva da Presidência

Sigla - PE


  • Responder pelo expediente administrativo da Presidência.

  • Coordenar e organizar todo fluxo de documentos que tramitam entre a Presidência, os demais órgãos da Empresa e outras entidades, provendo efetivo controle de processos, especialmente aqueles destinados à assinatura do Presidente.

  • Coordenar a elaboração de matérias da Presidência que serão submetidas à apreciação da Diretoria, bem como assistir ao Diretor-Presidente, quando solicitado, na apreciação dos demais assuntos.

  • Coordenar e acompanhar, mediante delegação, a atuação de todos os órgãos vinculados à Presidência.


Departamento de Comunicação e Gestão Empresarial

Sigla - PC

Atribuições :
  • Responder pela política de comunicação da Empresa, coordenando todas as atividades, ações, produtos e serviços relativos às áreas de relações públicas, propaganda, promoção, imprensa e comunicação visual.
  • Colaborar e manter o bom relacionamento da Empresa com os diversos públicos de interesse, contribuindo para o bom andamento de seus negócios e projeção da imagem da Empresa.
  • Responder pelo atendimento de todas as demandas da imprensa externa.

  • Coordenar serviços prestados por terceiros na área de Comunicação.

  • Responder pela identidade visual da Empresa.
  • Responder pelas publicações de caráter legal da Empresa.
  • Responder pela publicidade institucional da Empresa.
  • Assessorar o diretor-presidente, diretores e corpo gerencial nas atividades de comunicação que envolvam públicos externo e interno.
  • Prestar serviços de Cerimonial em solenidades que tenham a participação da presidência ou das diretorias da Empresa.
  • Coordenar e supervisionar os programas de recepção de visitas.
  • Responder pelo registro e controle das afiliações da Empresa.
  • Colaborar em manter os sítios da empresa na rede mundial de computadores e na rede interna.
  • Responder pelo processo de estruturação organizacional da Empresa, observando as políticas e diretrizes vigentes.
  • Assessorar as áreas da Empresa nos assuntos pertinentes às mudanças organizacionais e nos intrumentos de gestão vigentes.
  • Responder pela formalização do processo de designação de empregados para o exercício de função gratificada.
  • Responder pela elaboração, manutenção e divulgação dos Manuais de Organização e de Normas e Procedimentos da Empresa.
  • Avaliar os sistemas e instrumentos de gestão empresarial, propondo alternativas para a Empresa.
  • Coordenar a implantação e manutenção das normas e procedimentos na Empresa.
  • Colaborar na implementação e manutenção dos Sistemas da Qualidade na Empresa.
  • Acompanhar os processos de certificação em excelência empresarial na Empresa (ISO 9000 e 14000).
  • Coordenar o programa de Sustentabilidade Empresarial, implantando e acompanhando os programas decorrentes do Plano de Ação.
  • Gerenciar os relatórios, pesquisas e questionários relativos a Sustentabilidade, como: ISE, Relatório Aneel, Guia Exame Cidadania, Indicadores Ethos, entre outros.
  • Responder pela elaboração, emissão e arquivamento de matérias para o Boletim Interno da Presidência (BIP).
  • Responder pela programação, acompanhamento e liberação do orçamento vinculado aos instrumentos de Gestão.


Departamento de Recursos Humanos

Sigla - PH

Atribuições

  • Responder pelas atividades de administração e desenvolvimento dos recursos humanos da Companhia.

  • Prover o corpo gerencial de políticas e instrumentos para gestão dos recursos humanos da Companhia.

  • Responder pelas atividades de treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos da Companhia.

  • Garantir a prestação de serviços vinculados à relação de emprego do corpo funcional com a Companhia, previstos nas legislações trabalhista, fiscal e previdenciária, bem como nos instrumentos individuais e coletivos de trabalho.

  • Responder pelo planejamento e formulação de políticas relativas à concessão de benefícios de assistência e previdência aos empregados e seus dependentes.

  • Zelar pela qualidade das relações de trabalho da Companhia

  • Responder pela avaliação do clima organizacional na Companhia, bem como diagnosticar situações específicas de conflito nas relações do trabalho e propor medidas para solução destas.

  • Acompanhar e analisar cenários econômicos, políticos e sociais e conseqüentes influências nas relações de trabalho, propondo medidas para antecipar ações e/ou prevenir possíveis reflexos na Companhia.

  • Coordenar o relacionamento da Companhia com entidades sindicais (patronais e de empregados), associações internas e grêmios, bem como responder pelo fluxo de informações entre a Companhia e aquelas entidades.

  • Coordenar o processo de negociação de Acordo/Dissídio Coletivo, assessorando nas negociações e na apreciação das reivindicações sindicais.

  • Coordenar o processo reclamações trabalhistas, individuais ou coletivas, enquanto em instância administrativa, bem como acompanhar as legislações trabalhista e previdenciária e seus impactos nas relações do trabalho.

  • Responder pelas informações gerenciais de recursos humanos e pelo seu respectivo desenvolvimento.


Divisão de Administratação de Recursos Humanos

Sigla - PHA

Atribuições

  • Assessorar Diretorias e Gerências da Companhia na aplicação das políticas de Remuneração e Administração do Quadro de Pessoal, zelando pela observância dos critérios e limites de gastos preestabelecidos. 

  • Subsidiar a Diretoria da Companhia e seus representantes no Conselho Curador da Fundação CESP, bem como propor medidas corretivas no tocante aos respectivos gastos aplicados em benefícios concedidos aos empregados.

  • Responder pela definição de parâmetros de cálculo e consolidação de informações para processamento da Folha de Pagamento da Companhia; pelo recolhimento de encargos sociais e fiscais inerentes à Folha de Pagamento; pelos valores a serem repassados a terceiros (Fundação CESP, Sindicatos, Associações, Pensionistas etc.) e pela emissão de documentação financeira e contábil para suporte dos respectivos desembolsos.  

  • Elaborar os procedimentos e rotinas, legais e administrativas, relativas à administração de pessoal.

  • Gerenciar contratos de fornecimento, no âmbito da companhia, dos benefícios, tais como Auxílio-Alimentação, Lanche-Matinal e Cesta Básica.

  • Gerir convênios com o INSS, FNDE, SESI e Banco do Brasil, visando facilitar e tornar operacional a manutenção de benefícios, tais como Auxílio-Doença e Acidentes do Trabalho, Concessão de Aposentadorias, Salário Educação, Subvenção para Lazer e Educação e recebimento do PASEP.

  • Responder pela participação nos processos judiciais trabalhistas, perante o Departamento Jurídico - PJ, pela pesquisa e subsídios para defesa da Companhia, em ações judiciais de natureza trabalhista individual e pela atuação como proposto nas respectivas audiências, em questões que envolvam matéria de fato e no âmbito geral em matéria de direito.

  • Coordenar os Órgãos de Pessoal Descentralizados na execução das atividades correlatas referentes às matérias de fato específico de suas respectivas jurisdições.


Divisão de Desenvolvimento de Pessoas

Sigla - PHD

Atribuições

  • Elaborar e proporcionar aos recursos humanos da Companhia, condições para adquirirem e desenvolverem competências e habilidades requeridas para desenvolvimento profissional.

  • Elaborar no âmbito da Companhia, normas e procedimentos, relativos ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de exames médicos e odontológicos, admissionais e demissionais, periódicos, e os exigidos para a mudança de função, retorno ao trabalho, e nos casos de acidente de trabalho e urgências.

  • Formular políticas e implementar normas relativas à Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional e Serviço Social, operacionalizando-as na Capital e controlar e acompanhar as respectivas ações nas Unidades Descentralizadas.

  • Realizar ações preventivas no campo da segurança e da saúde, desenvolvendo campanhas de conscientização e treinamentos.

  • Monitorar as condições de saúde/doença dos empregados da Companhia, bem como identificar o absenteísmo relacionado à doença ou risco à saúde, e emitir laudos periciais, monitorando a relação saúde/trabalho, sugerindo medidas que conduzam à solução.

  • Responder pela representação legal da Companhia nos assuntos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho, perante órgãos públicos, normativos, controladores e fiscalizadores.

  • Responder pela elaboração de propostas de políticas e normas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, no âmbito da Companhia.

  • Gerir convênios de subvenção a treinamento entre EMAE e SENAI e os recursos dos Fundos de Desenvolvimento e de Educação.

  • Formular diretrizes para alocação de recursos do orçamento para treinamento.

  • Planejar, coordenar e viabilizar, ações de treinamento estratégico, gerencial e administrativo, bem como técnico e operacional não voltado à geração e tornar disponível instalações físicas e infra-estrutura pedagógica necessárias às ações de T&D, realizadas na Capital.

  • Planejar, implementar e executar os processos seletivos internos, externos e realocação de pessoal para provimento de vagas, com base nas políticas de dimensionamento e provimento da força de trabalho na Companhia.

  • Responder pelo Programa de Estágio Curricular Profissionalizante e pelos convênios com os Círculos de Amigos do Menor Aprendiz da Cidade de São Paulo.


Departamento de Auditoria Interna

Sigla - PA

  • Responder pelas atividades de auditoria  na empresa, fornecendo à alta administração avaliações sobre a adequação e eficácia dos sistemas de controle, exatidão das operações, legitimidade dos atos praticados e qualidade do desempenho, em relação às políticas, planos e objetivos definidos.

  • Acompanhar e avaliar providências e soluções implementadas pelas áreas auditadas em relação às recomendações e sugestões apresentadas nos Relatórios de Auditoria.

  • Coordenar serviços prestados por terceiros na área de auditoria.

  • Prestar assessoria à Presidência, quando determinado, em assuntos de sua alçada.

  • Realizar análise prévia de matérias a serem apreciadas em Reunião de Diretoria.

  • Responder pelo atendimento e apoio ao Conselho Fiscal no desempenho de suas funções, coordenando a consecução de sua agenda de trabalho.

  • Coordenar e controlar o atendimento ao Tribunal de Contas do Estado e ao Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria da Fazenda, quanto às demandas de informações, diligências, auditorias e fiscalizações realizadas na Companhia.


Departamento Jurídico

Sigla - PJ

  • Representar, diretamente ou por delegação, a Empresa em todos os processos judiciais, em qualquer grau de jurisdição.

  • Receber notificações, citações e intimações judiciais e extrajudiciais dirigidas á Empresa.

  • Defender, diretamente ou por delegação, os interesses da Empresa na esfera administrativa em tudo que envolva questões legais.

  • Elaborar pareceres e estudos de natureza jurídica, de todo e qualquer assunto de interesse da Empresa, bem como acompanhar, formalizar e controlar os instrumentos contratuais em geral e procurações.

  • Orientar a Empresa nos processos de registro de marcas e patentes e de direitos autorais, no que concerne aos serviços e produtos da Empresa.

  • Coordenar serviços prestados por terceiros na área jurídica.

  • Coordenar as atividades de Secretaria da Sociedade.

  • Atuar, com orientação jurídica, no relacionamento da EMAE com a ANEEL, órgãos estatais e paraestatais.

  • Presidir as comissões de sindicância, instauradas em decorrência de julgamento de irregularidade pelo Tribunal de Contas do Estado, ou por determinação da Secretaria de Saneamento e Energia, pelas Diretorias e/ou Gerências da Empresa.


Data da última atualização: 02/02/2007